top of page

Original Bomber Crew

Original Bomber Crew é uma organização de práticas, pesquisas e produções da cultura hip hop iniciada em 2005, referência no Nordeste do Brasil por seu trabalho de formação e criação em danças de rua, performances, batalhas, intervenções urbanas. Tem três frentes de trabalho, uma voltada à Formação, outra relativa a Batalhas e outros encontros, e a de Criação em arte contemporânea. Por muitos anos foi grupo residente do Galpão do Dirceu e Casa de Hip Hop do Piauí, e desde 2017 está residente do CAMPO Arte Contemporânea/REVOADA casa de produção, onde atua como zona de cruzamento entre artistas, linguagens e pesquisas contemporâneas. 

vapor-c-mauricio-pokemon_foto2.jpg.webp

VAPOR

  VAPOR, ocupação infiltrável é a mais nova criação da Original Bomber Crew. É a virada de um ciclo iniciado com tReta, uma invasão performática (2018), depois mediado por Suspeit∞, obra monitorada (2020). VAPOR, no entanto, se manifesta não só uma obra, mas como um processo fugaz que dissipa direções diversas de criação. Vem como uma ladainha, uma cantiga, uma reza, que em sua repetição ritualiza a chegada de novos ciclos: VAPOR em 2021 se fez uma série de cinco vídeos, em 2024 estreia como performance presencial, e se fará instalação em um tempo próximo. Os títulos dessa trilogia são parte de um vocabulário que surge nas biqueiras do Brasil e nos convoca a pensar o fogo que se ascende nos becos, não só os urbanos, mas também dos aquilombamentos, das diversas “margens”. Enquanto tReta nos coloca em alerta, pele com pele, nos confronta com paradoxos internalizados do aqui e agora da cidade, VAPOR vibra pra outras percepções, presenças, paisagens, magias, tempos, aberturas.   

Captura de Tela 2024-06-28 às 13.00.51.png

TRETA

TrETA é um conflito,

uma explosão, é um ato
premeditado para envolver o
outro, onde o público se
arrisca para fazer a selfie do dia.
É testemunha da violência compartilhada, dos corpos descartáveis no Brasil. A desigualdade das posições sociais e os atritos gerados a partir disso, a parte crua das situações, as cores e os valores.

A treta do Palácio do Planalto, a do vizinho, a da batalha de breaking.
A treta do Dirceu com as outras quebradas e a nossa própria treta que trás a dança como posicionamento no mundo.
Os movimentos dessa dança são a expressão de moléculas do que de fato acontece, da realidade do corpo e do cotidiano.
Teresina - Piauí – Brasil.

bottom of page